Meditação Transcendental, também conhecida como Meditação Consciente, é uma técnica de Meditação introduzida em 1958 por Maharishi Mahesh Yogi que envolve o uso mental de sons específicos chamados de MANTRAS que se crê terem propriedades psicoativas. De acordo com Maharishi, a técnica permite que a mente do praticante “transcenda”, atingindo um estado de “vigilância tranquila”, sem recurso a concentração ou a pensamento ativo, como sucede em outras técnicas.

A meditação pode ser uma boa opção para sua saúde mental e bem-estar. Você não precisa de nenhum equipamento especial para praticar, é indicado para qualquer pessoa, em qualquer fase da vida e ainda existem vários “estilos” diferentes.

A ansiedade é um transtorno relacionado ao excesso de preocupação com o futuro, e a meditação nos ajuda a trazer a mente para o momento presente. Meditar nos ensina a desapegar da necessidade de ter controle das coisas que vão acontecer e de tentar solucionar problemas que, possivelmente, nem existirão.

Escolha uma posição confortável

Comece escolhendo a posição mais confortável: sentada no chão, de pernas cruzadas e mãos sobre os joelhos ou sentada em uma cadeira, com as mãos sobre as coxas, feche os olhos e sinta o seu corpo nessa postura. A coluna deve estar reta, porém não rígida, e a cabeça deve ficar em uma posição neutra com o queixo paralelo ao chão. Encontre conforto e desligue do mundo externo. Sempre haverá sons ao redor, apenas aceite a presença deles.

Solte-se

Em seguida, aprofunde o relaxamento, respirando mais lenta e profundamente, mas sem forçar, e evite modificar a posição já acomodada. Vá criando consciência de cada parte do seu corpo e leve a intenção de relaxamento para cada parte, por exemplo, desfranzindo a testa, separando os dentes de cima e de baixo, soltando os ombros, etc. 

Respire suavemente

Feche os olhos, na sequência, desapegue do controle do que está acontecendo, apenas reconheça os pensamentos e as emoções, sem julgá-los, e também mantenha a respiração suave, deixe-os livres. 

Concentre-se no seu corpo

Não lute contra sua mente. Meditar não é “não pensar em nada”  Nós estamos vivas, portanto, pensamentos vão acontecer o tempo inteiro. A prática da meditação nos ajuda a diminuir a agitação da mente e, com isso, nós nos tornamos mais capazes de refletir sobre o que pensamos e como agimos. Durante a prática, quando você perceber que está longe, que se deixou levar pela onda dos pensamentos, sem julgamentos, volte a sua atenção ao seu corpo, a sua respiração. 

Não tenha pressa para relaxar

Se você não está acostumada a meditar, sugiro que comece com um minuto de exercício respiratório e que aumente progressivamente. Faça menos tempo do que você acha que conseguiria, para que seja um momento agradável e que, ao finalizá-lo, fique com uma vontade de repetir. 

Meu segredo para controlar as emoções

A Meditação Transcendental, Auto Hipnose, Músicas Classicas e Gospel tem sido minhas ferramentas de apoio emocional a mais de cinco anos. 

#rsampatrainer #personaltrainer 

#lifestyle #meditação #transcendental #artigo #blog #autohionose #musicastranquilas #classicas #pazinterior #equilibrio #inteligenciaemocional #antifragil #gratidaopelavida #gratidaoaDeus 

4 thoughts on “Meditação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale direto comigo
Prazer meu nome é Robson, como posso te ajudar?
Powered by