Matéria para a Go Running Brasil

Os perigos desse monte de lives de Treinamento Fisico em casa.

  1. O que acha do treinamento online que explodiu agora com o isolamento social?
    O treinamento Online é uma ferramenta interessante e já consolidada no mercado fitness. Para utilização deste serviço de forma segura e assertiva o profissional deve submeter a pessoa interessada a preencher no mínimo uma boa ANAMNESE, um questionário completo, como: condições físicas atuais, se já praticou alguma atividade física, histórico de doenças, histórico alimentar etc… Sem o mínimo dessas informações entramos em uma área de risco, é aí que mora o perigo, é como contar com a sorte, tentativa de acerto e erro. Com a alta demanda, por conta do isolamento social, aumentou a oferta e o impulsionamento das plataformas digitais se encarregam de encontrar o seu cliente em potencial, através das LIVES e plataformas online. Mas as questões sāo: Quem está orientando esses treinamentos? Qual a sua formação profissional? Quanto de experiência tem esse pseudo profissional para tal abordagem?
    É sem dúvidas um desrespeito com as pessoas e um desserviço para com a sociedade, além do exercício ilegal da profissão por parte daqueles que não são formados em Educação Física e devidamente registrados no Conselho.
  2. Quais os cuidados que as pessoas tem que ter?
    É preciso saber se a pessoa responsável pela LIVE de Treino é formada em Educação Física e de preferência se esse profissional tem experiência neste assunto. Até mesmo para orientar de forma clara os riscos e benefícios desse do treinamento online é preciso experiência e conhecimento.
  3. É seguro alguém que não está habilitado a fazer exercicios começar a participar dessas lives em grupo? Muito genérico…..
    É seguro desde que haja um Profissional experiente e habilitado comandando essa LIVE. Por exemplo, em um grupo homogêneo é necessário adaptações de movimentos para atender a todos de forma igualitária. Ou no mínimo esse profissional deve deixar claro o grau de intensidade da aula, para qual o público esta LIVE é destinada, se é para iniciantes, intermediários, avançados ou até mesmo para alto rendimento.
  4. Como escolher as atividades diante de tanta demanda gratuita.
    Para quem já faz algum tipo de exercício físico regularmente, sugiro escolher as LIVES de treino com modalidades que a pessoa já esteja habituada. Quem não pratica exercícios físicos regularmente, sugiro se atentar as LIVES com aulas de baixa intensidade (pouco ou zero de impacto sobre as articulações) e baixa complexidade de movimentos.
  5. O barato pode sair caro?
    Certamente o barato pode sair muito caro, não se iluda com o FREE, OFF, NA FAIXA ou 0800. Lembre-se, é a sua SAÚDE, é o seu CORPO, é a SUA VIDA que estão em questão. Você é o responsável pela sua segurança antes de qualquer outra pessoa. Fazer um plano de treinamento específico para você, voltado para suas necessidades com um profissional preparado e qualificado é o melhor investimento, e pode sair mais barato que o Grátis.
  6. Gostaria de completar com alguma informação? dar alguma dica,?

Antes de tudo é preciso entender que a tecnologia é uma realidade excepcional e aliada da nossa existência, seja social, profissional ou educacional se utilizada de forma cuidadosa, com segurança e responsabilidade.
Por três anos consecutivos a Tecnologia, o Treinamento com o Peso do Próprio Corpo, Treinamento HIIT, Treinamento Funcional e o Treinamento em Grupos apareceram na lista de tendências do fitness do American College of Sports Medicine (ACSM) entre as 10 maiores tendências de 2018/ 2019 e 2020.
Diante desses dados do ACSM estamos vivendo esta realidade já prevista por especialistas do fitness mundial.
A dica que deixo é não se iludir com propostas infundadas, milagrosas, resultados rápidos e que tudo serve para todos. Respeitar a individualidade biológica é o primeiro princípio do treinamento desportivo, então se faz necessário entender e respeitar os seus limites físicos antes de começar. Não é porque a pessoa por trás da LIVE tem milhares de seguidores ou tenha o CORPO e o CONDICIONAMENTO FÍSICO aparentemente perfeito que ela é apta a te levar benefícios reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale direto comigo
Prazer meu nome é Robson, como posso te ajudar?
Powered by